sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sofrida, mas é vitória


Ele mesmo, Salpingidis, fez o gol (décimo da carreira pela Seleção) da vitória pelo placar mínimo contra a Eslováquia, fora de casa, mantendo Grécia e Bósnia empatadas em pontos. Os próximos jogos da Grécia serão contra Liechtenstein.

Falando em eliminatórias: Fernando Santos e membros da comissão técnica já estão no Brasil para pesquisar locais onde a Seleção poderá se hospedar.


Rumores apontam que a EPO trocará de fornecedora de material esportivo em breve: ainda não há notícias de renovação do contrato com a Adidas (que vence no fim do ano), e o SportArena.gr, um dos maiores sites de compra online de artigos esportivos na Grécia, está vendendo as atuais camisas da Seleção com 20% de desconto. Rumores apontam que a EPO vai trocar a Adidas pela Nike.

domingo, 14 de outubro de 2012

"O Mais Internacional de Sempre"

Foi assim que o português Record descreveu a quebra de recorde de Karagounis, que passou Zagorakis como o jogador mais convocado da história da Seleção grega, com 121 convocações.

No jogo, Grécia e Bósnia empataram em 0-0. Os lances de maior destaque foram duas bolas na  trave do lado grego e um lance da Bósnia que Maniatis tirou em cima da linha.

O próximo jogo da Grécia será contra o líder do grupo pela segunda vez seguida. Desta vez, os gregos viajam para a Eslováquia.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vários desfalques para o jogo contra a Bósnia

Lesões e problemas de saúde obrigam Fernando Santos a improvisar contra Bósnia e Eslováquia.

Kyriakos Papadopoulos foi convocado, mas não sairá da Alemanha após exames do Schalke 04 revelarem que o zagueiro está com sarampo.

Jose Holebas sofrei contusão na virilha direita na vitória do Olympiacos sobre o Asteras Tripolis (1-0) na última semana e estima-se que o lateral esquerdo deva ficar dez dias afastado.

O volante Giannis Maniatis e o lateral esquerdo Giorgos Tzavellas estão sem condições físicas e não devem jogar contra a Bósnia. Há a possibilidade de Maniatis jogar apesar da má condição.

Stelios Malezas provavelmente será o companheiro de Sokratis Papastathopoulos na zaga contra a Bósnia.

Vassilis Torosidis volta e está 100%. O capitão do Olympiakos perdeu o jogo de Liga dos Campeões contra o Arsenal, mas retornou contra o Asteras Tripolis.

Sem Holebas e Tzavellas, Fernando Santos deve escalar Nikos Spyropoulos como lateral esquerdo titular.

Convocação para os dois próximos jogos das eliminatórias:

Goleiros: Glykos (PAOK), Karnezis (PAO) e Lamprou (Feyenoord)

Defensores: Holebas (Olympiakos), Malezas (Fortuna Dusseldorf), K. Papadopoulos (Schalke 04), Sokratis (Werder Bremen), Siovas (Olympiakos), Spyropoulos (PAO), Torosidis (Olympiakos) e Vyntra (PAO)
Meias: Dimoutsos (Atromitos), Fortounis (Kaiserslautern), Karagounis (Fulham), Katsouranis (sem clube), Maniatis (Olympiakos), Ninis (Parma), Tziolis (APOEL)
Atacantes: Athanasiadis (PAOK), Gekas (Levante), Mitroglou (Olympiakos), Salpingidis (PAOK), Samaras (Celtic)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Virada

O jogo começou ruim para a Grécia: Kyriakos Papadopoulos cometeu pênalti perto do final do primeiro tempo. Cauna converteu e deixou a Letônia em vantagem.

No segundo tempo a Grécia ganhou o comando do jogo após Samaras entrar no lugar de Mitroglou. Spyropoulos fez um belo gol de fora da área para empatar o jogo e Gekas fez o gol da vitória.

Em compensação, Samaras deixou o campo pouco antes do gol de Gekas (Ninis entrou),  e ainda não se sabe quanto tempo ele ficará afastado. A única coisa certa é que o camisa 7 não jogará contra a Lituânia, amanhã.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A jornada para 2014 começa

O técnico Fernando Santos anunciou os jogadores que participarão das partidas contra a Letônia (7 de Setembro) e Lituânia (11 de Setembro), pelas Eliminatórias para a Copa de 2014.

Goleiros: Panagiotis Glykos (PAOK - estréia na Seleção), Ornestis Karnezis (Panathinaikos), Alexandros Tzorvas (Genoa)

Defensores: Jose Holebas, Dimitris Siovas, Vasilis Torosidis (Olympiakos), Stelios Malezas (Fortuna Düsseldorf), Kyriakos Papadopoulos (Schalke), Sokratis Papastathopoulos (Werder Bremen), Nikos Spyropoulos e Loukas Vyntra (Panathinaikos)

Meias: Elini Dimoutsos (Atromitos), Kostas Fortounis (Kaiserslautern), Kostas Katsouranis e Haris Mavrias (Panathinaikos), Giannis Maniatis (Olympiakos), Sotiris Ninis (Parma), Alexandros Tziolis (Monaco)

Atacantes: Stefanos Athanasiadis (PAOK), Lazaros Christodoulopoulos (Panathinaikos), Theofanis Gekas (Levante), Kostas Mitroglou (Olympiakos), Giorgos Samaras (Celtic)


Dos que foram à EURO 2012, Sifakis e Karagounis estão sem clube, Avraam Papadopoulos, Salpingidis e Makos estão contundidos e Tzavellas está fora de forma

domingo, 19 de agosto de 2012

Duas vitórias em amistosos

Na Quarta, a Grécia foi a Oslo e venceu a Noruega por 3-2.

O primeiro gol da Grécia foi de Torosidis, em falha de Jarstein, aos sete minutos de jogo.
Quatro minutos depois, Fortounis cruzou e Kyriakos Papdopoulos subiu mais alto que Hangeland para fazer 2-0.
O mesmo Hangeland marcou para a Noruega apenas dois minutos depois, após um escanteio.
Aos 11 do segundo tempo, Mitroglou fez o primeiro gol pela seleção nacional (na 15ª convocação), após passe de Katsouranis.
A Noruega fez o segundo gol aos 30 do segundo tempo, com Riise.

Noruega (Egil Olsen): Jarstein (G), Riise (C), Hangeland (79′ Ruud), Nordtveit, Hogli, Demidov (38′ Rogne), Pedersen (46′ Grindheim), Henriksen (46′ Eikrem), Huseklepp (63′ Soderlund), Elyounoussi, Abdellaoue (63′ Braaten)

Grécia (Fernando Santos): Karnezis (G), Torosidis (46′ Vyntra), K. Papadopoulos, Papastathopoulos, Spyropoulos (81′ Siovas), Maniatis (46′ Ninis), Katsouranis (C), Tziolis (81′ Dimoutsos), Fortounis, Samaras (46′ Mitroglou), Salpingidis (70′ Christodoulopoulos)

Estreantes para a Grécia: Siovas e Dimoutsos. Mavrias foi convocado pela primeira vez, mas não entrou em campo.


O outro amistoso foi da seleção sub-21: vitória de 2-0 sobre a Polônia. Gols de Diamantakos e Vellios.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Bravo Paidia!

Não deu para a Grécia vencer a Euro sub-19 pela primeira vez. A Espanha venceu por 1-0, Jesé Rodríguez marcou aos 35 do segundo tempo.

Agora é focar no ano que vem, na estréia em Mundiais sub-20

sexta-feira, 13 de julho de 2012

FINALISTAS!

Bougaidis abriu o placar aos 38 do primeiro tempo, mas Kapino é expulso em um pênalti controverso aos 49 do primeiro tempo. O goleiro reserva Dioudis defendeu o pênalti, mas a Grécia com dez jogadores cedeu o empate aos 11 do segundo tempo (Afobe).

O gol da vitória só saiu aos 3 da segunda prorrogação: recuo errado para o goleiro inglês e Lykogiannis marcou o gol que pôs a Grécia na final da Euro sub-19 após cinco anos. Assim como em 2007, o adversário na final será a Espanha. O jogo será disputado amanhã.

Capa do SportDay: Heróis lutam como gregos

Live Sport (segmento esportivo do Kathimerini): Traga-nos a Copa - com dez jogadores desde o primeiro tempo, vitória contra os ingleses e a arbitragem horrível




sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vamos à Turquia

O Campeonato Europeu Sub-19 está em sua fase final, e dois jogos da Grécia já aconteceram.

3 DE JULHO: Sem Kourbelis e Stafylidis para a abertura, a Grécia terminou o primeiro tempo perdendo por 2-0 contra a atual campeã Espanha (gols de Jesé Rodríguez aos 30 e Derik Osede aos 40). Diamantakos descontou aos 24 do segundo tempo. Apesar de criar várias chances, a Grécia não conseguiu o empate.

HOJE: A Grécia precisava vencer a Estônia para continuar com chances de passar para as semifinais. O primeiro tempo acabou com apenas um gol, de Katidis, aos 43, para a Grécia. Fourlanos ampliou aos 10 do segundo tempo. Diamantakos marcou aos 40 e aos 47, e a Estônia descontou com Luigend aos 45.
Com a vitória, a Grécia garantiu uma das seis vagas para o Mundial sub-20 do ano que vem, primeiro com a participação grega. Outras seleções que já garantiram vaga: Espanha, Portugal, França, Inglaterra e a anfitriã Turquia.


A Grécia fecha a primeira fase contra Portugal na segunda. Apenas a vitória interessa aos gregos.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Eurocopa Sub-19

A Grécia saiu da EURO 2012, mas no próximo mês já começa outro campeonato europeu: a seleção sub-19 vai à Estônia em busca de seu primeiro título continental.

Das oito seleções na fase final, seis garantirão vaga para o mundial sub-20 do próximo ano, a ser realizado na Turquia.

Calendário da seleção grega (fuso horário +5 em relação ao Brasil):


3 de Julho, 17:30 - Grécia x Espanha (Haapsalu Stadium, Haapsalu)
6 de Julho, 17:00 - Estônia x Grécia (Kadriorg Stadium, Tallinn)
9 de Julho, 20:00 - Portugal x Grécia (Haapsalu Stadium, Haapsalu)

Semifinais no dia 12 e final no dia 15.

Jogadores convocados:

Goleiros: Sokratis Dioudis (Aris) e Stefanos Kapino (Panathinaikos)
Defensores: Mavroudis Bougaidis (AEK), Haris Lykogiannis (Olympiakos), Nikos Marinakis (Panathinaikos), Kostas Stafylidis (PAOK) e Kostas Triantafyllopoulos (Panathinaikos)
Meias: Panagiotis Ballas (Atromitos), Andreas Bouhalakis (Ergotelis), Vasilis Bouzas (Panionios), Spyros Fourlanos (Panathinaikos), Giorgos Katidis (Aris), Dimitris Kourbelis (Asteras Tripolis), Haris Mavrias (Panathinaikos) e Kostas Rougalas (Olympiacos)
Atacantes: Anastasios Bakasetas (Asteras Tripolis), Dimitrios Diamantakos (Olympiacos) e Giannis Gianniotas (Aris)



Vale lembrar que a primeira fase das eliminatórias para o torneio de 2013 já foi sorteada, e a Grécia caiu no  grupo 4, com República Tcheca, Moldávia, e a anfitriã Irlanda do Norte.

domingo, 24 de junho de 2012

Bravo Paidia!

A jornada da Grécia na EURO 2012 terminou com derrota para a Alemanha por 4-2.
Lahm abriu o placar para a Alemanha perto dos 40 minutos de jogo. Samaras empatou aos 10 do segundo tempo. Khedira desempatou minutos depois, Klose ampliou e Reus fez o quarto. Salpingidis descontaria para a Grécia, de pênalti.

Resumo da campanha: Quatro jogos, uma vitória, um empate, duas derrotas. Cinco gols feitos e sete sofridos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Futebol grego em luto

Faleceu ontem Alketas Panagoulias, treinador que levou a Grécia à primeira participação numa Eurocopa (1980) e à primeira em uma Copa do Mundo (1994), além de vencer três títulos gregos com o Olympiakos e treinar a seleção americana na década de 50. Panakoulias vivia nos EUA desde que saiu de seu último cargo como técnico, em 1999, no Aris.

Os jogadores da seleção nacional usarão uma braçadeira preta em sua homenagem no jogo contra a Alemanha.

domingo, 17 de junho de 2012

ESTAMOS NAS QUARTAS!

E a imprensa grega pira!



O próximo jogo da Grécia é na quarta-feira, contra a Alemanha (primeira do grupo B), pelas quartas de final.

Desfalques da Grécia: Karagounis e Holebas (suspensos), Chalkias e Avraam Papadopoulos (contundidos)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tchecos vencem por 2-1: Agora é ganhar da Rússia

Péssimo início de jogo: a República Tcheca abriu 2-0 com SEIS minutos de jogo (mais rápido 2-0 da história da Eurocopa). Com menos de meia hora de jogo, Chalkias se contundiu e deu lugar a Sifakis. Fotakis teve um gol anulado na altura da meia hora.
Mais um segundo tempo em que a Grécia apareceu mais, mas só conseguiu um gol, com Gekas.

A situação do grupo A é: Rússia com 4 pontos, República Tcheca com 3, Polônia com 2 e Grécia com 1.
Independente do resultado do outro jogo do grupo, a Grécia se classifica caso vença a Rússia.

Sokratis volta ao time após suspensão.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Grécia 1 Armênia 0

Amistoso muito ruim para os gregos, apesar do resultado positivo.

Positivo: Kyriakos Papadopoulos marcou mais um gol e prova que deve ser titular. Fetfatzidis entrou e cavou um pênalti com um minuto de jogo.
Negativo: Samaras e Katsouranis perderam pênaltis

Amanhã a Grécia estreia na Euro 2012, fazendo a abertura contra a Polônia

terça-feira, 29 de maio de 2012

23 PIRATAS

1. Kostas Chalkias (PAOK)



2. Giannis Maniatis (Olympiakos)



3. Giorgos Tzavellas (Monaco-FRA)




 4. Stelios Malezas (PAOK)



5. Kyriakos Papadopoulos (Schalke 04-ALE)



6. Grigoris Makos (AEK)



7. Giorgos Samaras (Celtic-ESC)



8. Αvraam Papadopoulos (Olympiakos)



9. Nikos Liberopoulos (AEK)



10. Georgios Karagounis (Panathinaikos)



11. Kostas Mitroglou (Atromitos)



12. Alexandros Tzorvas (Palermo-ITA)



13. Michalis Sifakis (Aris)



14. Dimitris Salpingidis (PAOK)



15. Vasilis Torosidis (Olympiakos)



16. Giorgos Fotakis (PAOK)



17. Theofanis Gekas (Samsunspor-TUR)



18. Sotiris Ninis (Panathinaikos, Parma-ITA a partir de 1/7)



19. Sokratis Papastathopoulos (Werder Bremen-ALE)



20. José Holebas (Olympiakos)



21. Kostas Katsouranis (Panathinaikos)



22. Kostas Fortounis (Kaiserslautern-ALE)



23. Giannis Fetfatzidis (Olympíakos)



Tziolis e Kone foram cortados.

domingo, 27 de maio de 2012

Grécia 1 Eslovênia 1

O primeiro amistoso preparatório para a Eurocopa terminou em empate. Torosidis abriu o placar aos 8 do primeiro tempo e Kurtic empatou de falta aos 42 do segundo.

Pontos positivos:

  • A defesa inteira foi muito bem
  • Chalkias surpreendeu positivamente
  • Fortounis jogou bem para seu primeiro jogo como titular e pode ser um dos pilares para a campanha de 2014
Pontos negativos:
  • Gekas pareceu ainda fora de forma
  • Katsouranis e Karagounis novamente lentos demais
  • Samaras não teve uma boa atuação

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os 25 chamados para a EURO 2012

Goleiros: Michalis Sifakis (Aris Thessaloniki), Kostas Chalkias (PAOK), Alexandros Tzorvas (Palermo). Defensores: Vassilis Torossidis (Olympiacos), Kyriakos Papadopoulos (Schalke 04), Sokratis Papastathopoulos (Werder Bremen), Avraam Papadopoulos (Olympiacos), José Holebas (Olympiacos), Giorgos Tzavellas (Monaco), Stelios Malezas (PAOK). Meias: Kostas Katsouranis (Panathinaikos), Giorgos Karagounis (Panathinaikos), Giannis Maniatis (Olympiacos), Giorgos Fotakis (PAOK), Grigoris Makos (AEK), Giannis Fetfatzidis (Olympiacos), Sotiris Ninis (Panathinaikos), Alexandros Tziolis (Monaco), Kostas Fortounis (Kaiserslautern), Panagiotis Kone (Bologna). Atacantes: Dimitris Salpingidis (PAOK), Giorgos Samaras (Celtic), Fanis Gekas (Samsunspor), Nikos Liberopoulos (AEK), Kostas Mitroglou (Atromitos). 2 serão cortados

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Santos escolhe os primeiros dos 25

Fernando Santos, técnico da seleção grega, anunciou os doze jogadores atuando fora da Grécia que farão parte da preparação para a Euro 2012:


  • Dionysis Chiotis (APOEL-Chipre)
  • Alexandros Tzorvas (Palermo-ITA)
  • Vangelis Moras (Cesena-ITA)
  • Kyriakos Papadopoulos (Schalke 04-ALE)
  • Sokratis Papastathopoulos (Werder Bremen-ALE)
  • Giorgos Tzavellas (emprestado pelo Eintracht Frankfurt-ALE ao Monaco-FRA)
  • Panagiotis Kone (emprestado pela Lazio-ITA ao Bologna-ITA)
  • Thanos Petsos (emprestado pelo Bayer Leverkusen-ALE ao Kaiserslautern-ALE)
  • Alexandros Tziolis (Monaco-FRA)
  • Kostas Fortounis (Kaiserslautern-ALE)
  • Theofanis Gekas (recentemente terminou seu contrato com o Samsunspor-TUR)
  • Giorgos Samaras (Celtic-ESC)
A lista será completa com treze outros jogadores que atuam no futebol grego. Santos já adiantou que a equipe para a Euro 2012 não terá estreantes.

Falando no treinador português, ele renovou seu contrato por mais dois anos e vai ficar até a Copa de 2014.

Maio praticamente não teve mudanças no Ranking da FIFA, e a Grécia continua em 14º

quinta-feira, 1 de março de 2012

Grécia 1 Bélgica 1


Gols: Salpingidis (5 do primeiro tempo) e Chadli (33 do primeiro tempo)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os 21 escolhidos para o amistoso contra a Bélgica

Goleiros: Tzorvas (Palermo-ITA) e Karnezis (Panathinaikos)
Defensores: Torosidis (Olympiakos), Avraam Papadopoulos (Olympiakos), Kyriakos Papadopoulos (Schalke 04-ALE), Papastathopoulos (Werder Bremen-ALE), Holebas (Olympiakos), Spyropoulos (Panathinaikos) e Maniatis (Olympiakos)
Meias: Katsouranis (Panathinaikos), Karagounis (Panathinaikos), Fotakis (PAOK), Makos (AEK), Fortounis (Kaiserslautern-ALE, estréia na seleção), Fetfatzidis (Olympiakos) e Christodoulopoulos (Panathinaikos)
Atacantes: Samaras (Celtic-ESC), Salpingidis (PAOK), Gekas (Samsunspor-TUR), Liberopoulos (AEK) e Athanasiadis (PAOK)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Detalhes da camisa azul revelados?



O fato da camisa azul estar no vídeo, e não a branca, levanta uma hipótese de que a Grécia volte a usar a camisa no uniforme principal, o que não acontece desde 2006.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cinco amistosos antes da EURO 2012

A Grécia já tem amistoso marcado contra a Bélgica, no dia 29 de Fevereiro.

O Novasports.gr publicou que a Grécia já tem amistosos marcados contra Hungria, Bielorrússia, Montenegro e Áustria, sem datas definidas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Saiu a nova camisa da Grécia

Postado originalmente no FootballShirtCulture

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Polônia, Rússia e República Tcheca

Estes são os adversários da Grécia na EURO 2012. Como visto no penúltimo post, gregos e russos se enfrentaram recentemente, terminando em um empate.

Contra os tchecos, o jogo mais recente foi a semifinal da Euro 2004, com vitória por 1-0, com gol de Dellas.

O último jogo contra a Polônia foi um amistoso em Março de 2011, terminado em 0-0